Processo criativo

saiba mais como funciona o processo

01 Conceito

A publicidade, baseando-se no conhecimento da natureza humana, tem de influenciar o comportamento do consumidor. Quanto mais se conhece as necessidades, os desejos e os impulsos, mais fácil se torna colocar em prática uma estratégia publicitária. Para que um anúncio cumpra a sua missão, levando o consumidor a adquirir o produto anunciado é necessário o apelo a uma necessidade, despertando ou criando o desejo.

Assim, a publicidade:

  • É um meio de tornar conhecido um produto, um serviço, uma marca ou uma empresa
  • Tem como principal objectivo despertar junto dos consumidores a apetência pelo produto anunciado, ou criar/elevar prestígio ao anunciante
  • Tem de ajustar a mensagem ao consumidor-alvo
  • Deve conduzir ao acto de compra

02 OBJETIVOS

  1. Informar
  2. Aumentar a notoriedade
  3. Diminuir o esforço de compra:
  4. Influenciar na decisão de compra

03 BRIEFING DA CAMPANHA

  1. Produto
  2. Concorrência
  3. Mercado
  4. Objectivos da comunicação
  5. Calendarização
  6. Orçamento

04 ESTRATÉGIA DA CAMPANHA

Aprovado o briefing da campanha, a agência inicia o processo criativo a partir da ideia definida pelo anunciante e pelo orçamento disponibilizado. Este processo envolve a concepção e tratamento das mensagens e a seleção dos respectivos suportes:

  1. Filmes
  2. Anúncios
  3. Fotografia
  4. Internet
  5. PDV

05 MÍDIA

A seleção dos meios a utilizar numa campanha publicitária depende dos alvos que se pretendem atingir e do tipo de mensagem a transmitir. Não menos importante é o orçamento, que muitas vezes pode condicionar a utilização de determinados meios, sobretudo os que exigem maior investimento. Aqui ficam as principais vantagens e desvantagens dos diversos meios.

  1. Televisão
  2. Rádio
  3. Outdoor
  4. Anúncios
  5. Internet
  6. Mailing
  7. Catálogos
980

PÚBLICO

780

VISUALIZAÇÃO

345

INTENÇÃO DE COMPRA

156

VENDAS EFETUADAS

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